Zootecia

Zootecia

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Divisões dentro da Zootecnia!

A zootecnia tem dois grandes corpos de conhecimento, um fundamentador, a zootecnia geral, que reúne primordiais teorias e princípios. Neste aspecto, o homem contemporâneo, sua economia, saúde e bem estar, a relação com o meio ambiente e com os seres (animais e vegetais) que o beneficiam são contemplados englobando primeiramente os ecossistemas, em suas diversidades e especificidades. Esta ecologia, é profundamente estudada através de disciplinas como climatologiasolos e adubos,dinâmica de populações (animais e vegetais), visando adequar às "vocações" dos ecossistemas as espécies e linhagens mais apropriadas. Lastreiam também o conhecimento científico do zootecnista disciplinas como anatomiahistologiabotanicafisiologia animal e vegetalgenéticanutriçãohigiene e profilaxiaetologia, entre outras, que associados a análises contábeis o preparam para realizar um constante melhoramento genético, buscando excelência na produção animal, sempre integrados às situações macroeconômicas do mercado e segurança alimentar.
O outro grande corpo de conhecimento, a zootecnia especial (ou específica), estuda a criação de cada uma das espécies de animais domésticos: bovinoculturaavicultura,suinoculturaovinoculturaequinoculturacaprinoculturaapiculturaaquiculturasericiculturacuniculturacarciniculturaminhoculturaraniculturamalacoculturahelicicultura,bubalinoculturapiscicultura, entre outras.
O fato de conhecer e integrar Ciências (naturais e econômicas) às quais se dedica a zootecnia confere a este profissional específicos atributos. Além do entendimento de muitos aspectos dos seres vivos e seu manejo, e do status e poder humano sobre o planeta, possibilita ao zootecnista estabelecer linhas de pesquisa científica que otimizem a relação custo/benefício.
Ainda, pelo fato de o zootecnista pesquisar nos ambientes naturais, animais, plantas e "serviços ambientais" que estes ecossistemas possam oferecer ao Homem, possibilita contribuir com mais um forte argumento para a preservação ambiental, a sua lucratividade. E por este aspecto, traz à luz um crescente entendimento da necessidade de se manter preservados os estoques genéticos naturais (biodiversidade).

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário